https://www.youtube.com/watch?v=sdgSZE4P37c
Fluminense vence o Cerro com gol de Fred e vai às quartas da Libertadores
Tricolor vai enfrentar o Barcelona de Guayaquil na próxima fase da competição
Passaporte carimbado! O Fluminense está nas quartas de final da Libertadores da América. Nesta terça-feira, o Tricolor voltou a vencer o Cerro Porteño, desta vez por 1 a 0, no Maracanã, e avançou para a próxima fase com 3 a 0 no placar agregado do confronto – a equipe já havia vencido no jogo de ida em Assunção, no Paraguai, por 2 a 0. O gol foi marcado por Fred, que chegou a 5 na competição continental, apenas um a menos do que os artilheiros do torneio.
Na próxima fase, em busca da classificação para a semifinal, o Time de Guerreiros terá pela frente o Barcelona de Guayaquil. O jogo de ida do confronto está marcado para o próximo dia 12 (quinta-feira), às 21h30, no Maracanã. O jogo de volta será uma semana depois, no dia 19, no mesmo horário, no Estádio Monumental de Barcelona, no Equador.
Antes disso, porém, o time do técnico Roger Machado volta a concentrar suas atenções no Brasileirão. No próximo domingo (08/03), às 16h, a equipe enfrenta o América-MG no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 15ª rodada. O Tricolor é o 12º na tabela de classificação do campeonato, com 17 pontos e um jogo a menos em relação aos adversários, já que o jogo contra o Juventude, pela 14ª rodada, foi adiado.
Primeiro tempo
O Fluminense começou o jogo no campo de ataque e chegou a balançar as redes logo com 1 minuto de bola rolando, após finalização de Nene, mas a arbitragem anulou assinalando falta de Luiz Henrique no início da jogada. Logo depois, aos 4, o Tricolor seguiu pressionando e recuperou a posse no campo de ataque. Após boa triangulação pelo lado esquerdo, a bola foi rolada para Yago Felipe, que arriscou o chute de longa distância, mas a bola resvalou na zaga e saiu em escanteio. Após um período de jogo cadenciado e sem grandes chances, o Fluminense apertou o ritmo aos 20 minutos. Nene, Gabriel Teixeira, Luiz Henrique e Fred tramaram boa jogada pelo lado esquerdo. Quando o camisa 9 tentou se livrar da marcação dentro da área, a bola bateu na mão do zagueiro e o árbitro marcou o pênalti. Na cobrança, Fred deslocou o goleiro Jean com categoria e abriu o placar, aos 23 minutos. Aos 41, mais uma boa chegada do Fluminense, com troca rápida de passes. Fred fez o pivô e rolou para Nene, que enfiou para Gabriel Teixeira. O meia-atacante foi a linha de fundo e fez o cruzamento, mas a bola passou por todo mundo. Na sobra, ela chegou novamente nos pés de Fred, dessa vez pela quina direita da grande área. Ele chutou firme cruzado, mas o goleiro adversário fez a defesa.
Segundo tempo
O Fluminense quase ampliou o marcador aos 5 minutos. Após cobrança de escanteio de Nene e sobra da defesa, Samuel Xavier acertou lindo chute, obrigando o goleiro a fazer linda defesa com a ponta dos dedos. Aos 12 minutos, durante um contra-ataque puxado por Gabriel Teixeira, Patiño acertou Fred sem bola. O VAR chamou o árbitro, indicando uma possível expulsão do jogador do Cerro, mas Wilmar Roldán decidiu dar só o cartão amarelo. Aos 16, o Tricolor chegou com perigo outra vez. Nene lançou Gabriel Teixeira na ponta esquerda, o Moleque de Xerém tentou encontrar Fred no meio da área, mas a bola saiu pela linha de fundo. E a pressão não parou por aí. Aos 20, Fred recebeu na frente, segurou a marcação e rolou para Luiz Henrique. O camisa 34 arriscou de fora da área com o pé esquerdo e o goleiro fez mais uma defesa difícil. A bola entraria no cantinho. A partir de então, o time passou a administrar a vantagem construída no placar agregado e voltou a oferecer perigo aos 41. Yago enfiou para Kayky no centro da área, mas o jovem não pegou em cheio e finalizou em cima do goleiro. Já nos acréscimos, Ganso arriscou chute forte de longe, mas também parou no goleiro.
FICHA TÉCNICA
Libertadores – Oitavas de final (jogo de volta)
03/08/2021, 19h15 – Maracanã
Fluminense (1)
Marcos Felipe; Samuel Xavier, Manoel, Luccas Claro e Egídio; Yago Felipe, Martinelli (André) e Nene (Paulo Henrique Ganso); Gabriel Teixeira (Lucca), Luiz Henrique (Kayky) e Fred (Abel Hernández). Técnico: Roger Machado
Cerro Porteño-PAR (0)
Jean; Espínola, Patiño, Alexis Duarte e Adorno (Alan Rodríguez); Villasanti, Carrascal, Mateus Gonçalves e Aquino (Morales); Carrizo (Adrián Martínez) e Boselli (Vargas). Técnico: Francisco Arce
Gol: Fred (23' 1T) (FLU)
Cartões amarelos: Luiz Henrique, Samuel Xavier, Gabriel Teixeira, Ganso (FLU); Espínola, Aquino, Patiño, Adrián Martínez (CER)
Arbitragem: Wilmar Roldán (COL), auxiliado por Sebastian Vela (COL) e Dionisio Ruiz (COL)