Para traduzir / to translate

segunda-feira, 30 de março de 2015

Entenda um pouco mais sobre A DENGUE, CURIOSIDADES, PERGUNTAS FREQUENTES, O MOSQUITO, TRATAMENTO, E DETALHES

Entenda um pouco mais sobre A DENGUE, CURIOSIDADES, PERGUNTAS FREQUENTES, O MOSQUITO, TRATAMENTO, E DETALHES

DENGUE - Curiosidades 

Você sabia que o mosquito da dengue costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa.

1 - AR CONDICIONADO E VENTILADORES MATAM O MOSQUITO - MENTIRA!
Quando se usa o ar condicionado a temperatura e a umidade baixam, isso inibe o mosquito. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada. Porém não morrerá. Estes aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento quando eles estiverem desligados.


2 – PARA MATAR OS OVOS DO MOSQUITO BASTA SECAR OS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA PARADA - MENTIRA!
Não é apenas o simples ato de secar os reservatórios de água parada que irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É preciso limpar o local também, pois o ovo ainda pode ser manter "vivo" por mais de um ano sem água.


3 – REPELENTES SÃO FUNDAMENTAL NO COMBATE À DENGUE - MENTIRA!
Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não têm muito efeito no combate à dengue, pois têm efeito indeterminado e temporário.


4 - TOMAR VITAMINA B AFASTA O MOSQUITO - MENTIRA!
Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído de acordo com a respiração e o gás carbônico exalado pela pessoa, a ingestão de vitamina B - alho ou cebola também - (que têm cheiro eliminado pela pele) não é uma medida eficaz de combate à dengue.Tomar vitamina B pode afastar mosquito, mais isso não dura muito e também irá variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, podendo até não ter efeito algum.


5 – QUALQUER PICADA DO MOSQUITO TRANSMITE A DOENÇA - MENTIRA!
Primeiramente é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolvem a doença. Entre 20 e 50% vão desenvolver formas subclínicas da doença. Ou seja, sem apresentar sintomas. Mesmo assim, é importante em caso de dúvida ou qualquer suspeita procurar o posto de saúde mais próximo.


6 – BORRA DE CAFÉ NA ÁGUA DAS PLANTAS MATA OS OVOS DO MOSQUITO - MENTIRA!
Não há comprovação de eficácia da borra de café na água das plantas e sobre a terra no combate ao mosquito. Pelo contrário, já foi verificado na prática que a larva do Aedes aegypti se desenvolve na água suja de borra de café. Ao invés de usar a borra, tente eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas deles de forma a eliminar a água. Lave também os pratos com bucha e sabão semanalmente. Isso é eficaz contra a dengue.


7 – AS LARVAS DO MOSQUITO SÓ SE DESENVOLVEM EM ÁGUA LIMPA - MENTIRA!
Os ovos do mosquito também podem se desenvolver em água suja e parada. Hoje se discute até se as fêmeas do Aedes têm realmente a preferência pela água limpa. Então para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.


DENGUE - Perguntas mais freqüentes


1. O que é dengue?
É uma virose transmitida por um tipo de mosquito (Aedes aegypti) que pica apenas durante o dia, ao
contrário do mosquito comum (Culex), que pica de noite. A infecção pode ser causada por qualquer um dos quatro tipos (1, 2, 3 e 4) do vírus da dengue, que produzem as mesmas manifestações. Em geral, o início é súbito com febre alta, dor de cabeça e muita dor no corpo. É comum a sensação de intenso cansaço, a falta de apetite e, por vezes, náuseas e vômitos. Podem aparecer manchas vermelhas na pele, parecidas com as do sarampo ou da rubéola, e prurido (coceira) no corpo. Pode ocorrer, às vezes, algum tipo de sangramento (em geral no nariz ou nas gengivas). A dengue não é transmitida diretamente de uma pessoa para outra.


2. O que uma pessoa deve fazer se achar que está com dengue?
Procurar um Serviço de Saúde logo no começo dos sintomas. Diversas doenças são muito parecidas com a dengue, e têm outro tipo de tratamento.- Beber bastante líquido, evitando-se as bebidas com cafeína (café, chá preto). Não tomar remédios por conta própria, mesmo aqueles normalmente indicados para dor ou febre. Todos os medicamentos podem ter efeitos colaterais e alguns que podem até piorar a doença. A dengue não tem tratamento específico. Os medicamentos são empregados para atenuar as manifestações (dor, febre).- Informar ao médico se estiver em uso de qualquer remédio. Alguns medicamentos utilizados no tratamento de outras doenças (Marevan®, Ticlid® etc) podem aumentar o risco de sangramentos.- Não tomar nenhum remédio para dor ou para febre que contenha ácido acetil-salicílico (AAS®, Aspirina®, Melhoral® etc.) - que pode aumentar o risco de sangramento. Os antiinflamatórios (Voltaren®, Profenid ® etc) também não devem ser utilizados como antitérmicos pelo risco de efeitos colaterais, como hemorragia digestiva e reações alérgicas.Os remédios que tem dipirona (Novalgina®, Dorflex®, Anador® etc.) devem ser evitados, pois podem diminuir a pressão ou, às vezes, causar manchas de pele parecidas com as da dengue. O paracetamol (Dôrico®, Tylenol® etc), mais utilizado para tratar a dor e a febre na dengue, deve ser tomado rigorosamente nas doses e no intervalo prescritos pelo médico, uma vez que em doses muito altas pode causar lesão hepática.


3. Como é feito o diagnóstico de dengue?
O diagnóstico inicial de dengue é clínico (história + e exame físico da pessoa) feito essencialmente
por exclusão de outras doenças. Feito o diagnóstico clínico de dengue, alguns exames (hematócrito,
contagem de plaquetas) podem trazer informações úteis quando analisados por um médico, mas não
comprovam o diagnóstico, uma vez que também podem estar alterados em várias outras infecções. A
comprovação do diagnóstico, se for desejada por algum motivo, pode ser feita através de sorologia
(exame que detecta a presença de anticorpos contra o vírus da dengue), que começa a ficar reativa
("positiva") a partir do quarto dia de doença.


4. É necessário esperar o resultado de exames para iniciar o tratamento?
Não. Uma vez que, excluídas clinicamente outras doenças, a dengue passa a ser o diagnóstico mais
provável, os resultados de exames (que podem demorar muito) não podem retardar o início do
tratamento. O tratamento da dengue é feito, na maioria das vezes, com uma solução para reidratação
oral (disponível nas Unidades de Saúde), que deve ser iniciada o mais rápido possível.


5. A comprovação do diagnóstico de dengue é útil para o tratamento da pessoa doente?
Não. A comprovação sorológica do diagnóstico de dengue poderá ser útil para outras finalidades
(vigilância epidemiológica, estatísticas) e é um direito do doente, mas o resultado do exame
comumente estará disponível apenas após a pessoa ter melhorado, o que o torna inútil para a condução do tratamento. O exame sorológico também não permite dizer qual o tipo de vírus que causou a infecção (o que é irrelevante) e nem se a dengue é "hemorrágica".


6. O que é dengue "hemorrágica"?
Dengue "hemorrágica" é a dengue mais grave. Apesar do nome, que é impreciso, o principal perigo da dengue "hemorrágica" não são os sangramentos, mas sim a pressão arterial muito baixa (choque). É importante saber que outras doenças, como a meningite meningocócica, podem ser muito parecidas com a dengue, embora a pessoa fique grave muito mais rápido (logo no primeiro ou segundo dia de doença). A dengue pode se tornar mais grave apenas quando a febre começa a diminuir. O período mais perigoso está nos três primeiros dias depois que a febre começa a desaparecer. Pode aparecer qualquer uma
dessas alterações:- dor no fígado (nas costelas, do lado direito)- tonteiras, desmaios- pele fria e
pegajosa, suor frio- sangramentos- fezes escuras, parecidas com borra de café


7. O que fazer se aparecer qualquer um desses sintomas?
Procurar imediatamente o Centro Municipal de Saúde ou o Hospital mais próximo.


8. A dengue "hemorrágica" só ocorre em quem tem dengue pela segunda vez?
Não. A forma grave da dengue também pode ocorrer em quem tem a doença pela primeira vez.


9. A dengue "hemorrágica" é obrigatória em que tem a doença pela segunda vez?
Não. O risco é maior do que na primeira infecção, mas a imensa maioria das pessoas que têm a doença pela segunda ou terceira vez não apresenta a forma grave da dengue.


10. Quantas vezes uma pessoa pode ter dengue?
Até quatro vezes, pois existem quatro tipos diferentes do vírus da dengue (1, 2, 3 e 4). No Rio de
Janeiro, até agora, existem os tipos 1, 2 e 3. Cada vez que a pessoa tem dengue por um tipo, fica
permanentemente protegido contra novas infecções por aquele tipo. É por isso que só se pode ter
dengue quatro vezes.


11. Quem teve dengue fica com alguma complicação?
Não. A recuperação costuma ser total. É comum que ocorra durante alguns dias uma sensação de
cansaço, que desaparece completamente com o tempo.


12. Todo mundo que é picado pelo Aedes aegypti fica doente?
Não. Primeiro é preciso que o Aëdes esteja contaminado com o vírus da dengue. Além disso, cerca de metade das pessoas que são picadas pelo mosquito que tem o vírus não apresenta qualquer sintoma.


13. O que fazer para diminuir o risco de pegar dengue?
O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, que vive dentro ou nas proximidades das habitações. O único modo possível de evitar ou reduzir a duração de uma epidemia e impedir a introdução de um novo tipo do vírus da dengue é a eliminação dos transmissores. Isso é muito importante porque, além da dengue, o Aedes aegypti também pode transmitir a febre amarela.O "fumacê" é útil para matar os mosquitos adultos, mas não acaba com os ovos. Por isso, deve ser empregado apenas em períodos de epidemias com o objetivo de interromper rapidamente a transmissão. O mais importante é procurar acabar com os criadouros dos mosquitos. Qualquer coleção de água limpa e parada, inclusive em plantas que acumulam água (bromélias), pode servir de criadouro para o Aedes aegypti.

DENGUE - Transmissão

A transmissão se dá pela picada do mosquito Aedes aegypti que ficou infectado porque picou uma
pessoa doente. Esse mosquito infectado, picando uma pessoa sadia, pode passar o vírus da dengue e esta pessoa fica doente. A doença só acomete a população humana.
Os transmissores de dengue, principalmente o Aedes aegypti, proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis etc.) em qualquer coleção de água limpa (caixas d'água, cisternas, latas, pneus, cacos de vidro, vasos de plantas). As bromélias, que acumulam água na parte central (aquário), também podem servir como criadouros. A transmissão da dengue é mais comum em cidades. Também pode ocorrer em áreas rurais, mas é incomum em locais com altitudes superiores a 1200 metros.
Não há transmissão pelo contato direto de uma pessoa doente para uma pessoa sadia. Também não há transmissão pela água, por alimentos ou por quaisquer objetos. A dengue também não é transmitida
de um mosquito para outro. Quem pica é a fêmea e o faz para sugar o sangue. Os mosquitos acasalam 1 ou 2 dias após tornarem-se adultos. A partir daí, as fêmeas passam a se alimentar de sangue, que
fornece as proteínas necessárias para o desenvolvimentos dos ovos. As fêmeas têm preferência pelo
sangue humano. Elas atacam vorazmente. São ativas durante o dia, podendo picar várias pessoas
diferentes, o que explica a rápida explosão das epidemias de dengue.


DENGUE - Tratamento

Os sintomas da dengue são parecidos com os de uma gripe forte.
Então, como os nossos avós já recomendavam, repouso absoluto e beber muita água e sucos é importante.
Não há tratamento específico da dengue, por ser uma doença viral e com sintomas que a confundem com outras moléstias.
A pessoa com dengue deve beber muito líquido e não deve se automedicar!
Deve evitar-se bebidas com cafeína, como o café e o chá preto, e não é necessário fazer nenhuma
dieta.
Para quem já teve dengue uma vez, o cuidado deve ser redobrado! Em uma segunda contaminação,
as chances são maiores de a doença evoluir para a forma hemorrágica, que pode ser mortal.
E o grande apelo dos médicos aos suspeitos de dengue é: EVITE A AUTOMEDICAÇÃO! Todos os medicamentos podem ter efeitos colaterais e alguns podem até piorar a doença.
Um simples remédio para dor ou febre pode aumentar o risco de sangramento; os anti-inflamatórios
podem causar hemorragia digestiva e reações alérgicas; os remédios que contêm dipirona devem ser
evitados, pois podem diminuir a pressão, ou às vezes, causar manchas na pele parecidas com as da
dengue.
Uma vez curadas, a recuperação da doença costuma ser total. É comum que ocorra durante alguns dias uma sensação de cansaço, que desaparece completamente com o tempo, sem deixar sequelas.


DENGUE - O Mosquito


O Aedes aegypti pertence à família Culicidae, a qual apresenta duas fases ecológicas interdependentes: a aquática, que inclui três etapas de desenvolvimento - ovo, larva e pupa -, e a terrestre, que corresponde ao mosquito adulto.A duração do ciclo de vida, em condições favoráveis, é de aproximadamente 10 dias, a partir da oviposição até a idade adulta. Diversos fatores influem na duração desse período, entre eles a temperatura e a oferta de alimentos.

Detalhes do ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue



OVO
Os ovos são depositados pela fêmeas acima de meio líquido à superfície da água, ficando aderidos à parede interna dos recipientes. Após a postura tem início o período de incubação, que em condições favoráveis dura 2 a 3 dias, quando estarão prontos para eclodir. A resistência à dessecação aumenta conforme os ovos ficam mais velhos, ou seja, a resistência aumenta quanto mais próximos estiverem do final de desenvolvimento embrionário. Este completo, eles podem se manter viáveis por 6 a 8 meses. A fase de ovo é a de maior resistência de seu biociclo.


LARVA

As larvas são providas de grande mobilidade e têm como função primária o crescimento. Passam a maior pare do tempo alimentando-se de substâncias orgânicas, bactérias, fungos e protozoários existentes na água. Não selecionam alimentos, o que facilita a ação dos larvicidas, bem como não toleram elevadas concentrações de matéria orgânica na água. A duração da fase larval, em condições favoráveis de temperatura (25 a 29º C) e de boa oferta de alimentos, é de 5 a 10 dias, podendo se prolongar por algumas semanas em ambiente adequado.


PUPA

A pupa não se alimenta, apenas respira e é dotada de boa mobilidade. Raramente é afetada por ação de larvicida. A duração da fase pupal, em condições favoráveis de temperatura é de 2 dias em média.

ADULTO

Macho e fêmea alimentam-se de néctar e sucos vegetais, sendo que a fêmea depois do acasalamento, necessita de sangue para a maturação dos ovos. Há uma relação direta, nos países tropicais, entre as chuvas e o aumento do número de vetores. A temperatura influi na transmissão da dengue. Raramente ocorre transmissão da dengue em temperaturas abaixo de 16º C. A transmissão ocorre preferencialmente em temperaturas superiores a 20º C. A temperatura ideal para a proliferação do Aedes aegypti estaria em torno de 30 a 32 ºC.

DENGUE - O que é?
É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável, causada por um arbovírus, do gênero Flavivírus (sorotipos: 1,2,3 e 4). No Brasil, circulam os tipos 1, 2 e 3. O vírus 3 está
presente desde dezembro de 2000 e foi isolado em janeiro de 2001, no Rio de Janeiro. A dengue é 
transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti infectado mas também pelo Aedes albopictus. 
Esses mosquitos picam durante o dia, ao contrário do mosquito comum (Culex), que pica durante a
noite.
O Aedes aegypti é principalmente encontrado em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil, pois as condições do meio ambiente favorecem seu o desenvolvimento e proliferação. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
A dengue está se expandindo rapidamente, e a grande preocupação é que nos próximos anos a
transmissão aumente por todas as áreas tropicais do mundo se medidas eficientes não forem tomadas
para a contenção das epidemias.

Fonte: Escola Benício Gonçalves blog

Comentário: A falta de cuidado com o meio ambiente, em que o ser humano vive, leva os mosquitos transmitirem a doença chamada dengue, e que está infectando e matando milhares de vidas por ano no Brasil e mundo a fora. 
Pela facilidade dos mosquitos de se reproduzirem, e saírem a infectar muitas vidas é grande, por isso, muitos cuidados devem ser levado em conta, para evitarmos a contaminação, e até a morte de pessoas. É preciso levar em contra que o combate deve ser diário e intenso para a erradicação, alguns destes cuidados, são: 1º cuidar para não deixar águas paradas, em possas d'água, caixas d'agua abertas, vasos de plantas, pneus, garrafas, copos, recipientes, lixos, etc...
2º divulgar estas informações básicas, para nosso próximo, a fim de ajudarmos a fiscalizarmos nosso meio ambiente, no combate ao mosquito e a doenças. 
3º Aplicar redes, repelentes, no corpo, usar algum tipo de fumaça e usar redes nas janelas são medidas paliativas de pouco proveito, e temporárias, o mosquito está fora das casas, 
4º Ao suspeitar de alguém esteja com os sintomas de contaminação da dengue deve-se procurar não se medicar, e procurar um médico para tratar do paciente o quanto antes no possível.

Resumindo; Sabemos agora que a proliferação, das doenças é uma causa de todos, principalmente dos governos e suas politicas publicas de saúde educação, fiscalização e higiene ambiental e pessoal. 
Não podemos esperar que o governo deste mundo venha resolver todos os problemas porque não vão, o sistema está fragilizado e corrompido. Por isso precisamos unir esforços de todos, nesta causa, para combater as doenças como a dengue, os mosquitos, a fim de termos um meio ambiente saudável, de  qualidade e longevidade da vida aumente e não diminua.
Com o conhecimento da verdade vem a fé somado a pratica podemos contar com a ajuda e as promessas de Deus que conduzem a vida somado ao esforço de cada um podemos combater todos os males e flagelos deste mundo.

¶ Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,.
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
¶ Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Salmos 91:1-12

¶ O fazer justiça é alegria para o justo, mas destruição para os que praticam a iniqüidade. Provérbios 21:15
Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme. Provérbios 29:2
Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda. Apocalipse 22:11

Nenhum comentário: